Clínico Geral: Saiba Mais Sobre Este Profissional Humana Medicina Integral

· 3 min read
Clínico Geral: Saiba Mais Sobre Este Profissional Humana Medicina Integral

Isto é, esse médico é o detentor do conhecimento geral do corpo humano, sendo habilitado a cuidar de muitas doenças que não exigem tratamento específico. Mas, se esse for o caso, ele saberá para qual especialista encaminhar o paciente. O médico clínico geral é aquele profissional formado em medicina, porém sem nenhuma especialidade. Ele fez residência em clínica médica e está apto a atender pacientes adultos em unidades de saúde ou pronto socorros. O ensino de Clínica Médica deve estar intencional e profundamente vinculado ao desenvolvimento da metacognição. Diante da grandeza, da importância e do grande volume de informações e de habilidades a se desenvolver, há sentimento de incompletude, de falta que persegue ao longo de toda a vida profissional do Clínico.

  • Além disso, anunciar a vaga em portais de busca de emprego online é uma excelente forma de divulgá-la.
  • Agora que já mostramos como montar a melhor equipe para a clínica médica, vamos falar sobre a manutenção dessa equipe.
  • O conteúdo é especialmente relevante para especialistas que querem se atualizar na área de dermatologia.
  • Este tipo de profissional normalmente acaba acompanhando por um longo tempo, toda uma geração de pessoas de uma família, ou ainda, pode avaliar os pacientes de forma mais abrangente.


Agora que você já conhece a especialidade de clínica médica e está pensando em abrir um consultório, lembre-se de  contar com ferramentas para fazer a gestão de sua empresa. Logo, ele trata desde um simples resfriado, até casos de pacientes com múltiplas comorbidades, justamente porque ele possui o conhecimento de todas as especialidades. Dessa forma, os diagnósticos são mais precisos uma vez que o clínico geral acumula bastante informações sobre a saúde do paciente, seu histórico familiar e contexto social.  Em primeiro lugar, é preciso diferenciar o médico generalista do clínico geral. O primeiro é o profissional que fez a graduação em Medicina que geralmente dura seis anos. Enquanto as demais especialidades tratam de doenças específicas, o clínico geral trata do paciente de forma mais abrangente no processo saúde-doença.



Saiba Lidar Com Pacientes Complicados


Somente condições complexas ou raras de diabetes, aterosclerose, pneumonia, sinusite e outros males comuns precisarão ser encaminhadas a outros especialistas. Aprofundou o conhecimento sobre as patologias mais comuns, a fim de ter sucesso no local que escolheu para atender. Daí a razão para muitos médicos socorristas, que atendem urgências e emergências, terem essa formação. Basicamente, ela reúne um pouco dos saberes de quase todas as demais especialidades, excluindo apenas as de atuação cirúrgica. Pode, ainda, atuar como socorrista, prestando assistência junto a equipes que viajam de ambulância para cuidar de emergências. Uma boa faculdade deve dispor de infraestrutura adequada para seus alunos estudarem, comerem e descansarem.

Consultório Nas Redes Sociais: Como Lidar Com Comentários Negativos?



Segundo o levantamento de demografia médica de 2018, do Conselho Federal de Medicina, 11,2% dos médicos brasileiros seguem essa especialidade, apresentando o maior número de profissionais entre os títulos de especialistas no Brasil. Poderia esse limite ser estabelecido, como já assinalado, por intermédio de nível de complexidade intermediária, que definiria o paciente da alçada do clínico. Também seria papel do clínico a abordagem coordenada de pacientes com repercussões sistêmicas de doenças. Em meio à extensa lista de especialidades médicas que existem atualmente, principalmente em decorrência do progresso das pesquisas nas áreas da saúde, o clínico geral é aquele que fica no meio de todas elas.

Quer Receber Conteúdos Exclusivos Sobre Residência Médica? Inscreva-se E Boa Preparação!


Pela amplitude provavelmente não há espaço para se desenvolver ao longo dessa trajetória uma formação clínica sólida. Historicamente  descubra como  Clínica Médica é reconhecida e chamada como Medicina Interna. A origem da utilização do termo Medicina Interna é germânica - "Innere Medizin".5 É a especialidade médica que trata os adultos, em ambiente hospitalar ou em torno dos fatos que antecedem ou sucedem às internações hospitalares. É a especialidade médica voltada para o diagnóstico e tratamento das doenças dos sistemas de órgaos internos dos adultos.